•  
  •  

Livro

Medicina Integral – uma inédita perspectiva médica.
A descoberta do bem-estar.

O livro discorre sobre o bem-estar Integral e a metodologia que a medIntegral utiliza para alcançá-lo. A construção do conceito para o leitor inicia-se com a estória do Homo sapiens e sua trajetória de construção de conhecimento. Abordando-a por dois pontos:

  1. A sua fisiologia de uma das especialidades da sua espécie biológica – o pensar e dar sentido para a sua existencia – e aqui faço uma afirmação de que vivemos uma epidemia do processo de pensar em detrimento do sentir.
  2. A trajetória do conhecimento humano – conta a estória dos paradigmas que alicercam o entendimento do homem, o mundo que o cerca e dessa maneira da “sentido” da existência humana. Tudo começa no premoderno, avança para o moderno, passa para o posmoderno e chega ao integral, traçando um paralelo com desenvolimento do pensamento médico (que e uma ciência) e mostra as raízes das diferentes práticas médicas.

Com todas as diferentes práticas sobre a mesa, aplicaremos o Modelo Integral, organizando-as em um único mapa que demonstra beleza, a eficiencia e a ampliação da medicina que inclui e integra todas as práticas medicas discutidas.

A partir daí, apresento a metodologia da MedIntegral que vai além da busca do tratamento para doenças, encarando-a como e um processo que alavanca a evolução do conhecimento de si mesmo e da rede na qual está inserido. O core dessa prática médica é o bem-estar integral, promovendo-o através da interação com suas emoções, pensamentos, crenças e relações, expostas no Índice de Bem-Estar Integral.

Nesse momento discutirei o que é bem-estar integral, principiando pela apresentação de sua multidimensionalidade introduzindo o FIB (Felicidade Interna Bruta). Depois discuto felicidade autêntica e relaciono tudo isso com a sustentabilidade que não é ambiental apenas, mas antes um modo de ser e viver da pessoa.

Translate »